Felipe de Paula

0

Ator, músico e compositor, Felipe de Paula é um jovem artista atuante em Fortaleza desde 2003.

Felipe de Paula

Além de trabalhar em projetos musicais, também se dedica ao estudo e prática teatral, tendo cursado o Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar. As linguagens da Música e do Teatro incrementam a criatividade de Felipe que busca imagens sonoras a partir de suas composições, como se cada criação propusesse uma história, uma dramaturgia, que pela sonoridade conduz o ouvinte a cenários imaginários.

Apesar de não ter nascido em um ambiente familiar musical como a maioria dos músicos, seu interesse pela música surgiu desde cedo. A curiosidade reinava e se fazia avalanche por entre os diferentes discos e CDs de sua mãe.

Um primeiro contato com um pandeiro emprestado de um amigo veio dar o início a um longo caminho, que vem sendo trilhado de forma bem diversificada.

Felipe estudou música de maneira formal na orquestra do colégio Piamarta, onde aprendeu a ler partitura e prática em conjunto, em especial tocando percussão clássica; paralelamente tocava na noite em alguns grupos de samba, momento em que começou a fazer as primeiras composições.

Suas influências musicais orbitam a partir do samba, da soul music e do jazz, além da riqueza sem fim da música brasileira. Vale destacar, também como referências para Felipe, as obras de artistas como Paulinho Moska, Chico César, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Arlindo Cruz, Jorge Ben e Jorge Aragão.

Com uma dedicação profissional, mas forma bem natural, seu trabalho foi conquistando credibilidade e aceitação do público em Fortaleza/CE e passou a ser gravado por bandas como Grupo Mesura (samba) e Groovytown (samba rock), sendo esta vencedora do quadro “Garagem do Faustão” (TV Globo), com a música “Samba de Brasileiro”, de sua autoria.

felipe de paula
Projeto Autoral “Filho de Manicure”

O disco “Filho de Manicure”(contemplado pelo Edital de incentivo as artes 2011 SECULTFOR) veio para dar início a uma nova fase profissional, mostrando não só o lado compositor, mas também o lado cantor do artista. Esse projeto é composto por Dez composições autorais que caminham por uma vasta pluralidade da música brasileira, dialogando com a pulsação universal do soul. Quanto às letras, a linha de pensamento das composições se inspira no olhar para o que nos rodeia. O compositor costuma dizer que “toma emprestado o olhar do outro” para ter uma diversidade de abordagens e poder se colocar no lugar do outro, um laboratório que proporciona uma profunda reflexão sobre os comportamentos humanos.

O disco tem a direção musical de Cainã Cavalcante, um jovem músico que vem chamando atenção em vários cantos do Brasil pelo seu talento, e conta com participação de grandes instrumentistas tais como Junior Finnis, Thiago Almeida , Miqueias do Santos e Hugo Deleon, trompetista cearense radicado na Europa.

Conheça mais do trabalho do Felipe de Paula em nosso Acervo

Logo FacebookLogo InstagramLogo soundcloudLogo youtube

 

Share.

Leave A Reply